Em seu 1º ano de mandato Elias da Construforte (PSB) faz avaliação positiva

Em seu 1º ano de mandato Elias da Construforte (PSB) faz avaliação positiva
dezembro 19 21:58 2017 Print This Article

Ao final do período legislativo de 2017 o vereador Elias da Construforte, presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, avalia seu primeiro ano de mandato de forma positiva. Foram 21 Indicações, cinco Projetos de Lei, uma proposta de Emenda, uma Subemenda, quatro Projetos de Resolução aprovados; prêmio Selo Verde de Gestor Transparente, concedido pelo TCM por 100% de transparência no portal eletrônico e uma economia de mais de R$12 milhões, sem queda na qualidade dos serviços prestados.
De acordo com o parlamentar 2017 foi um ano de muito trabalho e luta para garantir que a partir de 2018 a população possa ser beneficiada com o resultado das ações iniciadas neste ano. “Sabemos que nossa cidade enfrenta a pior crise financeira de sua história, por isso, não só eu, mas todos os demais vereadores, nos empenhamos de forma árdua para ajudar o Executivo e garantir que no ano que vem, com mais recursos, Parauapebas volte a ser a cidade de oportunidades que atraiu pessoas de todos os cantos do país”, disse Elias.
Entre as proposições aprovadas merecem destaque a regulação do Projeto Gerar, que criará 2500 vagas de trabalho e capacitação com bolsa-auxílio de R$1.000,00; a criação de convênio com clínicas e hospitais particulares para agilizar a realização de exames médicos; a Lei dos Gêmeos, que dará auxílio financeiro às gestações múltiplas até que os bebes completem três anos de idade; a regulamentação da distribuição de fórmula nutricional para crianças com intolerância à lactose e/ou à proteína do leite de vaca, segundo determinação do SUS; a implantação do matadouro público municipal; a substituição de lâmpadas incandescentes por led; a doação de uma fábrica de gelo ao feirantes do CAP; a instalação de câmeras de vigilância nas unidades de saúde; a criação do Dia Municipal do Ipê, árvore símbolo de Parauapebas; a instalação de iluminação pública na estrada Faruk Salmen; a construção de uma arena coberta na FAP, para a realização de provas de montaria, entre outras.
Em 2017, a responsabilidade com o dinheiro público e a transparência nas contas da Câmara Municipal renderam uma honraria concedida pelo TCM-PA, por gestão 100% transparente, colocando o Legislativo Parauapebense a frente de muitos municípios do estado.
Elias ainda chama a atenção a importância da criação da Comissão de Assuntos Relevantes, que conseguiu aumentar o índice Cota-Parte do ICMS para 11.33% em 2018; a luta, ao lado do Executivo, para conseguirem a aprovação da MP 789 que eleva a Cfem de 2% do lucro líquido para 3,5% do bruto; a instalação da CPI da Vale, que apura o calote que as terceirizadas da mineradora deram no empresariado local e a criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento, que reterá um percentual dos royalties para que o município invista, exclusivamente, no fomento de novas matrizes econômicas a fim de garantir a saúde financeira da cidade, pós exaustão extração mineral.
“O trabalho realizado ao longo desse ano teve o objetivo de atender os anseios de diversos seguimentos da nossa sociedade, e não anseios pessoais. Tenho certeza que em 2018 o cenário deva ser melhor”, concluiu Elias da Construforte.

Comentários

  Categories:
view more articles

About Article Author

Ana Moreira
Ana Moreira

View More Articles