Mamografia dói? Entenda como o exame é feito e quanto tempo dura

Mamografia dói? Entenda como o exame é feito e quanto tempo dura
novembro 13 19:44 2017 Print This Article

A mamografia é um exame feito para analisar os tecidos internos do seio e identificar possíveis tumores. A análise é, até hoje, a única forma realmente eficaz de diagnosticar o câncer de mama em seu estágio inicial.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, mulheres com mais de 40 anos devem fazer mamografia anualmente. No entanto, estudos apontam que apenas 25% das brasileiras com idade ente 50 e 60 anos estão em dia com o exame.

Como é feito o exame de mamografia?

 

Para fazer a mamografia, a mulher fica de pé, posicionada próxima ao equipamento que pressiona as mamas. O exame pode realmente ser dolorido, mas a compressão da região, que tem como objetivo espalhar ao máximo o tecido mamário, é importante pare evitar doses altas de radiações necessárias para as imagens.

Durante a mamografia, as mamas serão comprimidas individualmente, na vertical e na horizontal. A mulher deve ficar o tempo todo imóvel, segurando a respiração por alguns segundos, para garantir as imagens da região.

Apesar de desconfortável, vale ressaltar que o exame em si dura apenas alguns segundos. Após sua realização, a paciente espera a confirmação de que todas as imagens foram obtidas com sucesso. Ao todo, o processo não leva mais do que 30 minutos, em média.

Para a realização da mamografia não é necessário jejum ou qualquer outro tipo de preparação específica, mas o recomendado é que a mulher não use cremes, talco ou desodorante nas mamas para facilitar a análise. É indicado ainda que o exame seja agendado no período depois da menstruação, que é quando as mamas estão menos sensíveis.

 

Vix.com

Comentários

  Categories:
view more articles

About Article Author

Ana Moreira
Ana Moreira

View More Articles