Secar o cabelo pode ajudar a cuidar dos fios e acabar com o frizz; saiba como

Secar o cabelo pode ajudar a cuidar dos fios e acabar com o frizz; saiba como
novembro 12 23:14 2017 Print This Article

Não consegue se entender com a forma e o comportamento de seus cabelos? A maneira como você seca os fios para ser o problema!

Uma pesquisa acadêmica pode te ajudar a manter a cabeleira saudável, inclusive ao secar o cabelo. Tim Moore, PhD em Microeletrônicos pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, publicou um artigo compartilhado pelo jornal britânico “Daily Mail” que pode te fazer perceber que talvez você esteja secando seu cabelo do jeito errado e, com isso, prejudicando os fios.

Por exemplo, você sabia que deixar secar o cabelo  naturalmente é mais prejudicial do que usar o secador ? Ou que ir para a cama com cabelos úmidos pode causar pontas duplas? Veja as dicas de Moore para acabar com esses e outros problemas e ter cabelos mais saudáveis e brilhantes:

1. Compreenda sua estrutura de cabelo

Antes de qualquer indicação, é preciso entender a estrutura do cabelo. Um ser humano tem entre 100 e 150 mil fios, que são feitos de queratina, a mesma proteína encontrada nas unhas. Da mesma forma, a camada externa protetora é chamada de cutícula e o meio é conhecido como o córtex, uma camada flexível que proporciona força e elasticidade do cabelo.

2. Deixar secar naturalmente

Talvez você imagine que deixar seu cabelo secar naturalmente possa ser a melhor opção. Entretanto, Moore explica que essa ideia pode ser o que mais prejudique as madeixas: quando o cabelo está molhado, a água é absorvida por todas as camadas, o que enfraquece os fios.

O cabelo é capaz de absorver até 30% de seu próprio peso na água, o que significa que pode demorar um pouco para secar. Quanto mais tempo ficar molhado, mais quebradiço ficará. Além disso, sair de casa com os cabelos molhados pode causar frizz, e qualquer umidade no ar ou poluição química também são prejudiciais.

A dica é secar o quanto antes para proteger o fio — na temperatura correta, claro.

3. Preço importa

Sim, os preços de shampoos e condicionadores faz diferença. A dica é escolher um produto “nível médio”, ou seja, não tão barato, mas também, não precisa ser o mais caro.

4. Secar com a toalha

Antes de secar o cabelo com o secador, utilize uma toalha. Para tal, você deve esfregar suavemente para remover o excesso de água. Não friccione, porque pode quebrar o fio.

5. Não escove depois do banho

Nunca escove o cabelo molhado porque ele pode quebrar. Em vez disso, use lentamente um pente para remover os nós e fios emaranhados.

6. Antes de dormir

Dormir com cabelo úmido pode estar causando danos que demorem meses para serem reparados. Da mesma forma que sair com o cabelo molhado, o movimento da cabeça no travesseiro pode causar a quebra dos fios.

7. Secagem suave

Uma vez que você tenha secado com a toalha e desembaraçado com um pente, ligue o secador de cabelo. O ideal é secar em seções: primeiro em um ajuste baixo de calor e velocidade, segurando o secador de cabelo a 15 cm da cabeça e fazendo um movimento contínuo. Assim que o cabelo começar a sentir calor, você pode aumentar a temperatura.

É essencial dar um jato de ar frio no final para “selar os fios”.

8. Para dar volume

Não é preciso secar debaixo para cima. De acordo com o Moore, a melhor forma de dar volume é manter o bico do aparelho perto do couro cabeludo

9. Bicos

Bicos mais estreitos ajudam a alinhar os fios. Para fazer isso, separe o cabelo em mechas e seque uma de cada vez, apontando o secador para baixo. Isso também irá destruir os nós e os emaranhados.

10. Chapinha só se o cabelo estiver seco

Altas temperaturas nos cabelos molhados é catastrófico. Aquecer a água pode causar danos e deixa o cabelo cheio. Por isso, se você está tentando manter algum fio no lugar, use spray de cabelo depois da secagem e antes da chapinha.

11. Cabelos cacheados

Apesar do que você pensa, a ciência prova que é fácil secar os cachos: use um difusor.

12. Clima

Use um spray — aquele que protege contra os efeitos do secador — para secar o cabelo e reduzir o efeito da umidade. De acordo com o especialista, tempo úmido pode fazer o cabelo perder a forma.

Fonte: Delas – iG 

Comentários

  Categories:
view more articles

About Article Author

Ana Moreira
Ana Moreira

View More Articles