Dor durante a relação sexual: é normal?

maio 23 23:10 2017 Print This Article

Não! Em certo momento pode até surgir um ligeiro desconforto, mas dor que motiva a interromper a relação precisa ser investigada. Até porque vários problemas de saúde podem gerar o incômodo. Um deles é o vaginismo, quando ocorrem contrações involuntárias dos músculos ao redor do orifício da vagina. Doenças sexualmente transmissíveis e endometriose também deixam o órgão mais sensível, podendo causar sofrimento.

O estímulo para a lubrificação natural vem do cérebro — e o processo pode ser afetado por questões emocionais, por exemplo, o que dificulta a penetração. É preciso sempre conversar com o parceiro. Muitas vezes a mulher fica envergonhada e acaba levando a relação com dor até o fim. No longo prazo, isso às vezes evolui para disfunções sexuais.

Vale lembrar mais uma vez: o incômodo não deve ser encarado com naturalidade. Procure um ginecologista, que vai realizar os exames físicos para detectar algumas doenças. Se o problema não vier de uma doença, o médico pode encaminhar para  um profissional especializado em disfunções sexuais, um psicólogo ou um fisioterapeuta.

Fonte: Falando de Mulher

Comentários

  Categories:
view more articles

About Article Author

Ana Moreira
Ana Moreira

View More Articles