Como Combinar Cores de Roupas

Como Combinar Cores de Roupas
fevereiro 22 19:56 2017 Print This Article

Muitas vezes, ao combinar roupas, surgem dúvidas em relação à harmonia entre as cores escolhidas. Este é um problema comum, mas que pode ser facilmente resolvido com a ajuda da “roda das cores”. Fiquei a conhecê-la e aprenda a criar conjuntos bonitos e harmoniosos.

As cores primárias, secundárias e terciárias

Antes de mais há que perceber bem como funciona a roda das cores. As cores primárias são as que estão no centro da roda: amarelo, vermelho e azul. Estas são cores fortes e que chamam bastante a atenção em termos de vestuário, por isso o ideal é não abusar. Evite visuais monocromáticos com estas cores e opte por usá-las nos detalhes e acessórios. As cores secundárias são criadas através da mistura de duas cores primárias e as terciárias são fruto da mistura de uma cor primária com uma secundária.

As cores complementares

As cores complementares são as terciárias que estão em lados oposto da roda. Ao contrário do que o nome indica, em termos de vestuários elas não se complementam, e há que ter cuidado ao combiná-las. Uma opção é utilizar dois tons complementares com uma terceira cor neutra (branco ou preto), ou optar por tonalidades mais claras destas cores. Não tem necessariamente que evitar a combinação entre cores complementares, principalmente se gostar de visuais ousados e vistosos, mas há que ser prudente.

Cores quentes e frias

As cores quentes são as mais próximas do vermelho, amarelo e laranja, enquanto que as cores frias se aproximam dos verdes, azuis e violetas. Para ter a certeza de que não comete erros no que toca às cores, pode simplesmente combinar cores frias com cores frias e cores quentes com quentes.

As cores análogas

As cores análogas são as que estão lado a lado na roda das cores. Ao combiná-las pode criar conjuntos elegantes, mas não deve no entanto exceder três cores semelhantes em cada conjunto. Se tiver duas tonalidades de verde e um azul, é importante não acrescentar mais tons, mesmo que seja dentro do espetro das cores frias.

As cores neutras

São  branco, cinzento e preto e combinam entre si. Combinam também, em regra geral, com todas as cores da roda, e ajudam a suavizar visuais. Existem também os chamados tons neutros quentes, que são o castanho e o bege, que combinam bastante bem entre si  e proporcionam um look elegante. Existem no entanto algumas exceções no que toca aos tons neutros. Preto e azul marinho não combinam por serem demasiado próximos, assim como o preto e castanho. Se usar o conjunto preto e o combinar com sapatos castanhos, passará com certeza a imagem de que não sabe combinar cores corretamente. O cinza também não combina com castanho por serem as duas demasiado neutras e opacas, que não se destacam. Branco e creme podem ser combinados mas só se tiver a certeza de que é um bom conjunto, pois a maioria das vezes dá a impressão de que se tentou combinar duas cores, mas que falhou.

Sinta-se bem

Apesar da existência destas “regras”, elas funcionam apenas como fio condutor. O fundamental é que se sinta bem nos seus conjuntos. Cada um tem a liberdade de combinar as cores de que mais gosta e a opinião dos outros é o menos importante.

Fonte: Mulher completa

Comentários

  Categories:
view more articles

About Article Author

Ana Moreira
Ana Moreira

View More Articles