Semed realiza primeira formação continuada do ano

Semed realiza primeira formação continuada do ano
janeiro 27 17:11 2017 Print This Article

Com o tema “A importância do Acolhimento como Instrumento de Aprendizagem e Humanização”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou o primeiro encontro pedagógico de 2017 para coordenadores da educação infantil. Esses profissionais são responsáveis pelos primeiros passos escolares de aproximadamente sete mil crianças da rede municipal de ensino de Parauapebas.

O evento ocorreu no auditório da Semed na manhã desta quarta-feira, 25, e contou com a participação de cerca de 30 coordenadores, que foram recebidos por técnicos do Setor de Educação Infantil, da Diretoria Pedagógica e pelo secretário municipal de Educação, Raimundo Oliveira Neto.

A coordenadora da Educação Infantil, Edna Cruz, ressaltou que este primeiro encontro é essencial para dar as boas-vindas aos coordenadores e discutir os primeiros encaminhamentos em relação ao que deverá ser desenvolvido ao longo do ano. “Durante a formação, orientamos todos os coordenadores sobre a relevância de acolher bem nossos alunos e a comunidade, de modo que todos se sintam pertencentes ao ambiente escolar e aos processos educacionais”, explicou Edna, adicionando que os encontros visam dar fluidez e humanizar a aprendizagem, visto que o público escolar infantil é a base da formação educacional.

O secretário Raimundo Neto cumprimentou os educadores e observou os desafios e as prioridades da gestão. “Precisamos realizar um trabalho em equipe para que consigamos alcançar o resultado que queremos: oferecer aos alunos educação pública de qualidade”, destacou o gestor.

CONTRIBUIÇÃO

A coordenadora Elexsandra Silva participou da formação e disse que sua missão na Escola Ana Maria Machado, onde trabalha, é um desafio, mesmo tendo seis anos de carreira. Para ela, o direcionamento dado pela Semed é essencial. “Fui muito bem recebida pela equipe da Secretaria de Educação e o encontro nos trouxe diretrizes e objetivos claros para que possamos lidar, com excelência, com nossos pequenos”, avaliou.

Já a professora Marcionília Soares, da Escola Mundo Infantil, está à frente de uma coordenação pela primeira vez. “Por eu ser novata, essa formação, além de ser inovadora, me abre uma nova visão de como construir ambientes e práticas educativas que gerem aprendizado para todos os que convivem na escola”, disse ela, acrescentando que, quando uma criança é bem acolhida onde estuda, os pais ficam satisfeitos e toda a sociedade ganha.

INÍCIO DAS AULAS

Na próxima segunda-feira, 30, começam as aulas para os alunos matriculados na educação infantil. Esse início estava previsto para a segunda quinzena de fevereiro, contudo a antecipação da data fez se necessária para garantir os 200 dias letivos, como determina o calendário escolar. Já o início das aulas para os alunos matriculados nas Creches permanece o mesmo: 16 de fevereiro.

Texto: Messânia Cardoso – Fotos: Matheus Costa – Ascom/PMP

Comentários

  Categories:
view more articles

About Article Author

Ana Moreira
Ana Moreira

View More Articles