Mulheres mostram desafios na Amazônia

Mulheres mostram desafios na Amazônia
dezembro 14 15:29 2016 Print This Article

destaque-388211-a6-elcione_raO que a mulher da Amazônia enfrenta e quais políticas públicas ela demanda? O questionamento guiou o 1º Encontro Mulheres da Amazônia, iniciado ontem, na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém. O evento reúne, até hoje, cerca de 200 mulheres, gestoras e líderes comunitárias, para discutir a temática.

A cerimônia de abertura contou com a presença da deputada federal e procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, Elcione Barbalho (PMDB-PA), e de Fátima Pelaes, Secretária especial de Políticas para as Mulheres do Ministério da Justiça e Cidadania. É o primeiro dos encontros que pretende promover um ciclo de debates em cada região do País, entre autoridades e a população feminina.

ANSEIO FEMININO

Para Elcione Barbalho, o importante é escutar o que a mulher amazônida tem a dizer. “É fundamental ouvir as mulheres que sentem na pele as dificuldades do dia a dia”, afirmou.

A deputada ressaltou a necessidade de integração entre os governos federal, estadual e municipal. “É preciso conhecer as especificidades de cada região para poder desenvolver políticas que atendam a todas as mulheres do Brasil”, disse.

Em seu discurso de abertura, Fátima Pelaes saudou a contribuição que o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, teve na realização do Encontro.

Segundo Pelaes, ao fim de cada um dos ciclos do Mulheres do Brasil, será levado a Brasília um relatório levantando os principais pontos discutidos no evento, para incentivar a criação de mais políticas públicas voltadas à mulher.

APRENDIZADO

Maria de Jesus, presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher em Barcarena, pretende levar o aprendizado a seu município de origem. “A gente pretende fazer um evento em Barcarena para levar o que aprendeu aqui”, disse.

(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

Comentários

  Categories:
view more articles

About Article Author

Ana Moreira
Ana Moreira

View More Articles