Populares da vila Sanção recebem atendimentos da 1ªAção Integrada de Combate ao Trabalho Infantil

Populares da vila Sanção recebem atendimentos da 1ªAção Integrada de Combate ao Trabalho Infantil
dezembro 06 21:30 2016 Print This Article

thumbnail_img_1059Moradores da Vila Sanção receberam no último sábado (3), a 1ª Ação Integrada de Combate ao Trabalho Infantil com o tema “Todos Pelo Peti”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alegria do Saber, na vila Sanção.

Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas – Comdcap, Conselhos Tutelar I e II e empresa Vale.

Na oportunidade, foram ofertados à comunidade diversos serviços como  consultas médicas, atendimentos bucal, nutricional e de enfermagem, orientação jurídica, emissão de Carteira de Identidade, atualização do CadÚnico/Bolsa Família, serviços de beleza, entre outros.

 thumbnail_img_1205A coordenadora do Peti, Flávia Gil, destaca a importância do evento para a comunidade local. “A ação é de extrema importância, uma vez que o trabalho infantil tem causas ligadas à desigualdade social e a carência de acesso aos direitos básicos e garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA”, explica.

Ainda de acordo com a representante, apesar desses direitos, mesmo que de maneira pontual, é uma oportunidade estratégica de prevenção e combate ao trabalho infantil.

Outro ponto que chamou a atenção, foi às brincadeiras e apresentações realizadas na quadra de esportes da escola. As crianças que estiveram presentes no evento, se divertiram com as apresentações de vários grupos como Doutores da Alegria, dos grupos de dança Abrigo Esperança e do Raízes Parauara.

“Estou adorando participar da ação, pois têm muitas brincadeiras, apresentações e serviços para pessoas de todas as idades”, avaliou o estudante João da Costa Silva.

O sentimento da moradora era de total satisfação por receber os atendimentos perto de casa. “Fiquei muito feliz por participar e estar recebendo os atendimentos aqui na minha comunidade”, disse a dona de casa, Maria Pereira.

 thumbnail_img_1274

Parceiros

O evento contou com parcerias  governamentais como a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil, o Programa Bolsa Família – PBF , o Cadastro Único – CAdÚnico, Benefício de Prestação Continuada – BPC na Escola,  Centro de Referência de Assistência Social – CRAS,  Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Equipe de Abordagem Social, Vigilância Sócioassistencial, Conselho Municipal de Assistência Social de Parauapebas – Comasp, secretarias municipais  de Saúde  e de Educação, e o Serviço de Atendimento ao Cidadão  – SAC.

Também foram parceirosde empresas privadas na ação: Arpaki, Amigos do Bem, Doutores da Alegria, Grupo Folclórico Raízes Parauara, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial –  Senac , Unimed Sul do Pará, Instituto Embelleze, Júlio Simões Logística – JSL, Coiffeodonto, Supermercados Farturão ,Grupo Mateus ,e Pirâmide Decorações Locações e Eventos.

 

Texto/fotos: Antonio Fernandes/Ascom/Semas/PMP

Comentários

  Categories:
view more articles

About Article Author

Ana Moreira
Ana Moreira

View More Articles