Manga: bons motivos para incluir essa fruta versátil e saborosa no cardápio

Manga: bons motivos para incluir essa fruta versátil e saborosa no cardápio
dezembro 04 20:31 2016 Print This Article

manga-1Docinha (quando madura) e muito saborosa, a manga é uma fruta que faz sucesso, não só por ser gostosa, mas também por oferecer benefícios à saúde.

Originária da região sul da Ásia, acredita-se que a manga tenha sido introduzida no Brasil pelos portugueses no período colonial. A nutricionista Tamara Lourenço, do Espaço CM Nutrição (RJ), comenta que a casca da fruta é lisa, podendo variar entre tons de vermelho, laranja e amarelo.

Os tipos de manga mais consumidos no Brasil são: Espada, Tommy, Rosa e Palmer. A respeito dos diferenciais de cada tipo, a manga Espada tem forma alongada, casca verde ou verde-amarelada e polpa fibrosa. A manga Rosa tem porte médio e casca de cor atrativa (rosa avermelhada) e polpa amarelo-ouro.

Já a Tommy, é atualmente a variedade mais cultivada no Brasil. Tem fruto de tamanho médio a grande, casca espessa e avermelhada, polpa firme e suculenta. A Palmer, por vez, é amarelada, firme e com pouca ou nenhuma fibra, e tem excelente paladar, assim como a Tommy.

manga-85 benefícios surpreendentes da manga

Tamara destaca que a manga é uma fruta rica em minerais e vitaminas C, B5 e A, além de boa quantidade de antioxidantes, ferro, magnésio e potássio. Neste sentido, podem ser destacadas como principais vantagens do consumo de manga:

  1. Fortalece o sistema imunológico: por ser fonte de vitamina C e A, a fruta fortalece o sistema imunológico, ajudando a evitar doenças infecciosas, principalmente gripes e resfriados. O betacaroteno presente na manga também reforça essa ação de defesa.
  2. Protege o coração: as fibras solúveis e os antioxidantes presentes na fruta ajudam no bom funcionamento das artérias. As fibras ainda ajudam a baixar o colesterol, contribuem para a sensação de saciedade e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
  3. Tem poder antioxidante: a fruta conta com substâncias que evitam a degeneração das células, podendo inclusive ajudar a evitar o câncer.
  4. Ajuda na digestão e na hidratação: devido à presença de fibras, essa fruta facilita o processo de digestão. Além disso, apesar do sabor adocicado, a manga é composta por muita água e, assim, influencia no bom funcionamento do corpo ao trazer hidratação.
  5. Tem poucas calorias: saborosa, a manga tem ainda a vantagem de não ser tão calórica. Cem gramas da fruta contêm cerca de 60 calorias. Então, se consumida com moderação, dentro de uma dieta equilibrada, ela só oferecerá vantagens!

Versátil, a manga pode ser consumida in natura, em sucos, saladas e em receitas doces e salgadas.

Fonte: Dicas de Mulher

Comentários

  Categories:
view more articles

About Article Author

Ana Moreira
Ana Moreira

View More Articles