Projeto busca melhorar rendimento de alunos da rede pública

by Ana Moreira | 01/12/2016 14:50

dsc_0061Na tarde da última terça-feira (29), foi lançado em duas escolas públicas (Chico Mendes e Paulo Fonteles) o projeto “Tutoria do Ensino Médio e Qualificação Profissional: Possibilitando Novas Perspectivas aos Educandos”. Participaram do evento educadores, alunos, pais de alunos e representantes do Ministério Público e das redes estadual e municipal de ensino.

O projeto, que visa melhorar o rendimento e o aprendizado dos estudantes, contribuindo para sua formação intelectual, cidadã e de futuro profissional, estimulando o protagonismo juvenil e a participação ativa nos conselhos escolares, foi idealizado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Ministério Público do Trabalho (MPT-PA), em parceria com a mineradora Vale, a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e a Prefeitura de Parauapebas.

Segundo Diana Braga, pedagoga e responsável pela coordenação do Projeto de Tutoria em Parauapebas, serão ofertadas 20 vagas para alunos com idade entre 14 e 22 anos que estejam concluindo o 1º ano do ensino médio, tenham bom rendimento escolar e renda familiar de até dois salários mínimos.

“Os alunos que forem aprovados na seleção serão preparados por meio de cursos ofertados pelo Senai, Vale e Ministério Público para desenvolverem atividades de reforço escolar para os alunos do ensino fundamental [6º ao 9º ano] que apresentem dificuldades no aprendizado das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática”, informa Diana.

dsc_0054Oportunidade única

Para Ana Maria Santos, responsável pela rede estadual no município de Parauapebas, o projeto vem agregar valor. “Ele oferece a nossos alunos a oportunidade de ter o primeiro contato com o mercado de trabalho, além de contribuir para a formação intelectual deles”, enfatiza a diretora-sede.

Aluna do 1º ano do ensino médio, Amanda Nascimento Farias, 15 anos, participou do lançamento do projeto e garante que esta é uma ótima oportunidade de obter novos conhecimentos. “Com certeza, vou fazer a minha inscrição e me esforçar para ser aprovada, pois vi aqui uma oportunidade de ter minha primeira experiência profissional, participar de cursos e ainda contribuir com a formação de outros alunos”, afirma.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a previsão é de que cerca de 200 alunos do 6º ao 9º ano sejam beneficiados com o reforço escolar. “A Tutoria vai contribuir com a aprendizagem de nossos alunos no sentido tanto do currículo nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática quanto no favorecimento da interação entre os pares com faixa etária aproximada. Isso vai facilitar a troca de experiências e conhecimento”, ressalta a diretora técnica pedagógica da Semed, Maria Arnete Oliveira.

Comentários

Source URL: http://www.correiofeminino.com.br/index.php/2016/12/01/projeto-busca-melhorar-rendimento-de-alunos-da-rede-publica/