Açaí tem funções antioxidantes, anti-inflamatórias e ajuda no emagrecimento

Açaí tem funções antioxidantes, anti-inflamatórias e ajuda no emagrecimento
novembro 21 22:41 2016 Print This Article

acai-1Com sabor marcante, o açaí é uma fruta nativa da Amazônia, com formato esférico e pequeno (mede de 0.9 a 1.3 cm de diâmetro) e coloração roxa escura quando completamente madura.

A nutricionista Carolina Castro explica que grande parte do açaí comercializado no mundo tem origem no Pará, Maranhão, Tocantins, Amapá e, também, na Guyana, Bolívia e Venezuela. “Existem mais de 28 espécies de Açaí, mas a E. oleracea (Açaí do Pará) e a E. precatória (Açaí do Amazonas) são as mais utilizadas e consumidas no mundo”, comenta.

A utilização da fruta é bastante diversificada. “Comunidades locais na Bolívia, por exemplo, usam xarope das raízes para o tratamento de dores locais e até como tônico muscular. Mas é a fruta em seu estado natural ou como polpa congelada as formas mais consumidas, principalmente no Brasil e em países Latinos”, destaca a nutricionista.

Atualmente, em tempos em que muito se fala sobre uma alimentação mais saudável, o açaí ganha cada vez mais destaque, já que é considerado um alimento funcional, por conter quantidades significativas de energia, fibras, minerais, gorduras essenciais e grande quantidade de compostos fenólicos.

Carolina explica que o processo de extração da polpa do açaí pode ser dividido em quatro classes:

  • Pasta de açaí (não utiliza água) – mínimo de 40% de sólidos totais;
  • Açaí especial ou açaí grosso (Tipo A) – mais de 14% de sólidos totais;
  • Açaí regular ou médio (Tipo B) – de 11 a 14% de sólidos totais;
  • Açaí fino ou popular (Tipo C) – entre 8 e 11% de sólidos totais;

“A pasta de açaí, extração mais concentrada, contém maior quantidade dos princípios ativos do açaí. É utilizada principalmente para fins de pesquisa ou para ser utilizada na fabricação de outros produtos como sorvetes e cremes. Já na extração do açaí do Tipo A, B e C, utiliza-se água, que dilui o extrato da fruta. Esta técnica é necessária devido à alta demanda do produto”, explica a nutricionista.

“Além disso, já é possível encontrar o açaí em pó, desidratado e, por este motivo, com maior concentração de compostos ativos. Esta forma pode ser utilizada em preparações culinárias ou pela indústria farmacêutica em comprimidos e cápsulas”, destaca Carolina.

Os benefícios mais incríveis do açaí para a saúde

Mas, afinal, por que o açaí é hoje tão popular, especialmente entre quem se preocupa com uma alimentação saudável? Quais benefícios oferece à saúde?

A nutricionista ressalta que o extrato do açaí possui altas concentrações de uma gama de componentes fenólicos com propriedades antioxidantes importantes. Algumas destas substâncias são a orientina, isoeritina e ácido vanílico, assim como antocianinas, como a cianidina-3-glicosidio e cianidina-3-rutinosida. Estas substâncias estão ligadas a funções antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadoras. E estas funções estão relacionadas com:

  1. Redução do surgimento de células tumorais, bem como redução de seu crescimento;
  2. Redução do colesterol;
  3. Redução da circunferência da cintura;
  4. Melhora da sensibilidade à insulina (diabetes tipo 2);
  5. Redução da peroxidação lipídica e aterosclerose e, consequentemente, o consumo do açaí pode ser cardioprotetor;
  6. Além disso, o efeito antioxidante e anti-inflamatório dos compostos fenólicos da fruta mostra efeito antiaging (anti-idade) e protetor contra doenças neurodegenerativas.

Açaí emagrece?

Esta é uma dúvida bastante comum. Não se pode dizer que o alimento em si faça a pessoa emagrecer (como nenhum alimento faz), porém, devido às suas propriedades, quando inserido dentro de um plano alimentar personalizado, o açaí pode, sim, ajudar na perda de peso.

“Os compostos bioativos encontradas no açaí estimulam a utilização de gordura corporal como fonte de energia para o organismo. No entanto, ele deve ser consumido de maneira equilibrada dentro de um plano alimentar individual e adequado, pois o açaí, apesar de rico em antioxidantes, também é muito rico em gorduras e seu consumo excessivo pode levar ao aumento de peso”, destaca Carolina.

Da mesma maneira, não é correto dizer, simplesmente, “açaí engorda”. Tudo é muito relativo. “Devido ao seu alto teor de gorduras, o excesso do consumo do açaí pode levar ao aumento da gordura corporal”, ressalta a nutricionista.

Sendo assim, reforça-se a importância de contar com as orientações de um nutricionista na hora de inserir (ou não) o açaí na sua alimentação, especialmente se a ideia é a perda de peso.

Açaí e a prática de esportes

O açaí, de fato, pode ser um bom aliado para quem pratica esportes. “É um alimento com alto teor de carboidratos e gorduras, por isso, é uma ótima alternativa para atletas ou praticantes de atividade física que necessitam de energia para ter alto rendimento esportivo”, destaca Carolina.

Além disso, explica a nutricionista, seu consumo antes do exercício pode ter efeito vasodilatador e, por isso, aumentar a oferta e o alcance de nutrientes para os músculos, melhorando o desempenho esportivo. “Devido à sua alta capacidade antioxidante, o consumo do açaí também pode atuar na proteção do atleta contra os danos celulares causados pela alta geração de radicais livres durante o esporte”, acrescenta Carolina.

Como consumir o açaí

Carolina destaca que: estudos mostram que o consumo de 100g de polpa pura de açaí por 30 dias pode trazer os benefícios à saúde. “Suco de açaí (extração Tipo A, B e C) na dose de 7 ml/kg ao dia, por 30 dias, também parece ser suficiente”, diz.

“O açaí em pó é uma novidade. Desde que o produto não seja acrescido de maltodextrina, dextrose ou qualquer outro tipo de açúcar, pode oferecer grande vantagem, pois é uma versão livre de água e, por isso, com maior concentração das substâncias ativas da fruta”, explica a nutricionista.

“Para garantir a qualidade do produto, basta ler a lista de ingredientes do rótulo e assegurar-se de que o único ingrediente da lista seja o açaí. O pó pode enriquecer uma salada de frutas, um iogurte ou smoothie, por exemplo, e diversificar a maneira de consumir pode ser interessante”, destaca Carolina.

12 receitas com açaí para se deliciar

1. Açaí com banana e granola: o preparo é super simples. As quantidades da receita não são definitivas, ou seja, você pode fazer com as quantidades que mais gostar. A dica é fazer com o açaí mais grosso, vendido em algumas “casas de açaí”. A polpa de açaí vendida em saquinhos, em supermercados, é muito fina e não fica boa neste tipo de receita.

2. Tigela de açaí sem açúcar: infelizmente, muitos dos produtos disponíveis à venda são lotados de aromatizantes, xarope de guaraná (que possui cafeína indesejada por algumas pessoas) e uma quantidade absurda de açúcar. O segredo, então, é usar a polpa pura da fruta e fazer em casa seu creme/sorvete de açaí.

3. Frozen de açaí com bananas e morangos: para fazer esta receita super-refrescante você usará apenas polpa de açaí congelada, extrato de guaraná, açúcar ou adoçante, bananas, morangos e granola com frutas e castanhas.

4. Açaí com polpa de morango e xarope de guaraná: nesta ideia você pode usar polpas de morango, ou, se tiver os morangos congelados em casa, melhor ainda. O xarope de guaraná é encontrado facilmente à venda em supermercados e o açaí você pode comprar, preferencialmente, em casas de açaí.

5. Milkshake de açaí com banana: uma receita vegana/sem lactose. A banana é responsável por deixar o milkshake cremoso; as castanhas de caju são para deixá-lo consistente e denso como os milkshakes tradicionais. A polpa de açaí congelada dá sabor e cor; o açúcar é, logicamente para adoçar; e a água, para ajudar a triturar todos os ingredientes no liquidificador e deixar a receita mais líquida.

6. Sacolé de açaí recheado: uma combinação de sabores que é a cara do verão brasileiro! Para o sorvete você usará polpa de açaí com xarope de guaraná e água. E, para o recheio, usará apenas leite condensado.

7. Brigadeiro de açaí: a promessa é de uma sobremesa exótica, de sabor denso e, ao mesmo tempo, instigante, que não dá vontade de parar de comer! Se você é fã de açaí, com certeza vai amar!

8. Mousse de açaí com banana: a proposta é dar uma leveza para essa combinação (banana e açaí) e trazer o sabor delicioso dessas frutas numa sobremesa que todo mundo vai querer repetir! É bem fácil de fazer e o chantilly de chocolate branco dá o toque final pra essa receita imperdível.

9. Salame de açaí: você vai precisar apenas de leite condensado, manteiga, açaí em pó e bolacha Maizena. Uma sobremesa deliciosa, diferente e com uma aparência ótima! Boa pedida para servir depois de um almoço especial.

10. Rocambole de açaí: uma receita leve, refrescante e gostosa de verdade! Isso sem falar que o rocambole fica com uma apresentação ótima, e é só servir bem gelado com um pouco de açúcar de confeiteiro polvilhado por cima.

11. Pão de açaí: é uma receita relativamente rápida, rende bem, e o pão é muito saboroso. Você precisará de farinha de trigo, fermento biológico seco, sal, açaí em pó, água morna e azeite.

12. Cheesecake de açaí: uma sobremesa bonita e deliciosa, pra ninguém botar defeito, e ainda fácil de fazer! Ideal para quem ama o sabor único do açaí e/ou quer dar um toque diferente à cheesecake. Boa pedida para impressionar todo mundo!

Advertências sobre o consumo do açaí

Carolina destaca que não existem contraindicações em relação ao consumo de açaí. A única atenção é em relação ao consumo excessivo, que provavelmente levará ao aumento de peso.

Assim, quem deseja incluir o açaí em sua alimentação diária deve, antes de tudo, consultar um nutricionista, que avaliará as particularidades de cada caso e indicará a quantidade adequada de consumo desta poderosa fruta, que, quando consumida corretamente, pode oferecer muitos benefícios importantes à saúde!

Fonte: Dicas de mulher

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