Corpo escolhe parceiro sexual sem que você perceba

Corpo escolhe parceiro sexual sem que você perceba
novembro 20 21:07 2016 Print This Article

destaque-383893-casal-bebendoO desejo e a atração por um possível parceiro podem vir um fator que vai muito além de atração física ou intelectual: eles estariam relacionados à compatibilidade do sistema imunológico. É o que sustenta um estudo publicado pela revista científica “Nature”.

De acordo com a publicação, a atração pode começar a partir da percepção do antígeno leucocitário humano (HLA, na sigla em inglês). Os seres humanos buscariam pessoas com HLA muito diferentes do que temos no nosso corpo.

A explicação para isso é que o HLA, conhecido como Complexo Principal de Histocompatibilidade (em inglês MHC), permite ao nosso corpo identificar células perigosas, vírus e bactérias: ou seja, é a base sobre a qual o organismo humano desenvolve o sistema de defesa.

A atração entre os sexos estaria diretamente relacionada aos anticorpos, já que isso permitiria maior chances de sobrevivência da espécie humana. Os pesquisadores observaram que casais (ou animais) com HLA distintos “aumentam a possibilidade de seus descendentes serem resistentes a um número maior de doenças”.

Os cientistas também constataram que, quanto maior a diferença entre os antígenos leucocitários de um casal, maior o desejo e também a satisfação sexual.

CHEIRO

De acordo com os pesquisadores, os corpos humanos decifram muito antes de qualquer suspeita consciente essa diferença entre o HLA.

“Os peixes, as aves e os mamíferos preferem parceiros com um código genético distinto, identificados por sinais olfativos”, afirma o estudo publicado na Nature.

Embora os cientistas ainda discutam como o HLA define o cheiro do nosso corpo, há provas de que certos componentes do odor podem ser encontrados em secreções como o suor e a saliva.

Sabe-se também que os neurônios olfativos identificam o antígeno leucocitário humano (HLA) sem que tenhamos qualquer consciência.

(Com informações da BBC Brasil)

Comentários

  Categories:
view more articles

About Article Author

Ana Moreira
Ana Moreira

View More Articles