Depressão reduz as chances de engravidar

Depressão reduz as chances de engravidar
novembro 17 22:09 2016 Print This Article

download-1Mulheres em tratamento para a depressão podem ter menores chances de engravidar, sugere estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram que alguns medicamentos utilizados no tratamento da depressão podem ter efeitos leves sobre a fertilidade feminina.

Segundo os pesquisadores, a depressão tem sido associada à desregulação do eixo hipotalâmico-pituitário-supra-renal, uma parte do cérebro responsável pela resposta ao stress, que podem afetar tanto o ciclo menstrual quanto a concepção.

O estudo, publicado no American Journal of Obstetrics and Gynecology, envolveu 2.146 mulheres que tinham tentado engravidar durante uma média de seis meses antes do início da pesquisa. Essas foram acompanhadas a cada oito semanas por até um ano ou quando engravidaram.

No geral, 22% das mulheres tinham sido diagnosticadas com depressão em algum momento de suas vidas, 17,2% tinham sido tratados com algum tipo de medicação psicotrópica e 10,3% os utilizaram durante o estudo.

Os resultados mostraram que mulheres com depressão severa tinham 38% menos chances de engravidar, especialmente as que tomavam benzodiazepinas. Por outro lado, outros medicamentos, como seletivos da recaptação da serotonina, não apresentaram interferências na fertilidade, ou, em alguns casos, até melhoraram as chances de gravidez.

Os pesquisadores pretendem, agora, realizar estudos com drogas específicas, a fim de determinar a influência dela sobre a fertilidade.

Fonte: UPI

Comentários

Review Summary

5 out of 5
Graphics
5 Excellent 5 out of 5
  Categories:
view more articles

About Article Author

Ana Moreira
Ana Moreira

View More Articles